Agora é hora de falar diretamente com os humanos. Pedir para que digam não aos fogos de artificio. Sei que vocês entendem que essa é uma forma de comemoração, mas gostaria de convidar vocês a fazerem uma reflexão.
É bonito. É sim. Mas causa sofrimento a muitos serzinhos, como eu, seu cachorrinho, um passarinho dormindo no galho da arvore. Nós temos medo. Alguns ficam tão assustados que sofrem parada cardíaca e morrem. Outros sofrem acidentes dentro de casa, causados pelo desespero. E alguns fogem. E nunca mais voltam.
Mas não é só a gente que sofre não. Todo mundo tem um idosinho, um bebezinho ou uma criança pequena na família. Ou mesmo uma pessoa doente que precisa de repouso ou tá no hospital. Essas pessoinhas se assustam. Elas merecem seu respeito. Lembre-se, seu direito termina onde começa o dos outros.
Você que vai ver os fogos na praia, na praça… não apoie esses fogos barulhentos. Exija que os promotores dos eventos façam como aqui na cidade que moro e façam um espetáculo com fogos silenciosos.
Lembre-se que naqueles prédios ali tem bichinhos, crianças, bebes, idosos. E naquele bosque ali pertinho tem um passarinho ou um bichinho que pode ate morrer de susto.
E se for comprar, compre fogos silenciosos tb. Ou melhor, use esse dinheiro para comemorar ou fazer uma boa ação. Tenho certeza que você vai começar o Ano Novo cheio de bênçãos.